Escola Bíblica de Férias

“Vinde após mim,e eu vos farei pescadores de homens”

(Mateus 4:19)

O que é ? Qual a importância? Como organizar ?
Passo a passo de como realizar uma EBF

Escola Bíblica de Férias

O que é uma EBF?

Uma EBF é uma escola bíblica infantil, porém feito durante as férias escolar,

Com o intuito de alcançar as crianças para Cristo e faze-las crescer na fé.
A EBF é feita principalmente para receber as crianças que moram ao redor da igreja, e que ainda não conhece as boas novas da Salvação.
Uma EBF pode ser feita durante três ou cinco dias, com no máximo três horas de duração. Nestes dias, são contados histórias por capítulos (é uma forma de fazer com que a criança retorne no dia seguinte). Algumas EBF´S contam duas histórias, sendo uma evangelística e uma missionária.

Qual a sua importância?

Algumas igrejas acham que EBF é apenas uma forma de “gastar dinheiro sem necessidade”, mas esta não é nossa visão. A bíblia diz “pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15), toda a criatura deve receber as boas novas da Salvação: homens, mulheres e criança, pois a criança é uma criatura e também deve ser evangelizada.
E você, pode levar as boas novas para elas:

“O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar Boas Novas” (Isaias 61:1a).
“Quão formosos são os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas”.
(Romanos 10:15b)

Mas porque evangelizar as crianças?
*Porque estão em perigo (Mateus 18:14)
*Porque é uma ordem dada por Jesus
(João 21:15/Marcos 10:14/Provérbios 22:6).

A criança é um perfeito alvo para a salvação, devido á sua sinceridade, humildade, credibilidade no que falamos; ela tem confiança em nós adultos, além de terem o coração livre de problemas que dificultam a conversão de um adulto; como vício, divida etc...
A criança é o futuro da nação, o futuro da nossa igreja. Elas serão os obreiros,missionários,evangelistas e pastores de amanhã. Quando investimos em crianças, teremos menos problemas quando eles estiverem na adolescência.
Muitas pessoas que o futuro da nação está nas mãos das crianças, mas esquecem de completar que o futuro das crianças está em nossas mãos.
Por isso, temos que ter a visão de alcançá-las para Cristo, e uma EBF é uma maneira muito eficiente de alcançá-las para Cristo, e quando ganhamos uma criança para Cristo, ganhamos uma vida inteira que pode ser usada a serviço de Deus (vale lembrar que na maioria das vezes, as pessoas que tem mais amor à obra de Deus, são pessoas que foram criadas nos caminhos do Senhor).


Como organizar uma EBF?

Uma EBF não pode ser organizada de um dia para o outro, ela nos exige muita preparação e principalmente oração, que é a chave de tudo.
Deve-se estar bem preparado, pois você irá receber crianças de todos os idades e tipos (agressiva, não-salva, mimada, agitada, marginalizada, etc), e assim, você deve saber trabalhar com cada uma delas.
Você também deve estar preparado para receber um grupo variado, ás vezes é inscritas apenas 15 crianças, mas na hora da EBF Deus manda 50,100 ou vice-versa, então não se preocupe com a quantidade de crianças, mas sim com a qualidade da EBF. Pense nas crianças que serão alcançadas pelas boas novas da salvação.
Deve-se começar a organização no mínimo três meses antes da data marcada, para que uma semana antes do evento, esteja tudo devidamente preparado.

Passos para Organizar em EBF:

1º Passo: Orar e pedir a Deus direção para a escolha da data e do tema da EBF (escolher a lição bíblica e o versículo-chave), além de pedir ao Senhor pessoas com a mesma visão evangelística de ganhar crianças para Cristo.
Lembre-se, você não é promotora de eventos, esta EBF tem a finalidade de ganhar almas.

2º Passo: Faça reunião com as pessoas que se dispôs a trabalhar (lembre-se que devem ser pessoas nascidas de novo) e divida as tarefas em equipes,escolhendo um monitor para cada equipe.

*Coloque na equipe pessoas que trabalhem na área que estão acostumada.
Ex: a irmã que tem nojo de limpar banheiro, não pode ficar na equipe da limpeza.

Organizando as Equipes:

*Organização Geral:

Não pense que esta é uma tarefa fácil! Aqui se deve ficar monitorando todas as equipes, além de ser responsável por tudo da EBF, inclusive a ornamentação.
Tenha sempre em mãos o cronograma da EBF, cada dia deverá ser um diferente.
Este será seu “guia”. Cada sala deverá ter o seu,e você terá que ter todos.

Gostei

Gostou do que leu? Clique no coração acima!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de acordo com o texto e sem palavras ofensivas, obrigado (www.conselheirocristao.com.br)

Compartilhe

Compartilhe