Abigail, uma mulher com um ministério estratégico

Abigail
Quero falar do ministério de uma mulher com adjetivos peculiares que chama muita atenção .
Vamos lá seu nome é:
Abigail no ver 3 de 1 Samuel 25 fala que Abigail era esposa de Nabal que por sua vez era um homem duro ,maligno e era da casa de Calebe,porém Abigail era uma mulher de bom entendimento e formosa.
Abigail possuía alguns adjetivos importantíssimos para ser uma mulher de bom entendimento e sabedoria,era uma mulher estratégica:
Davi está escondido de Saul no deserto e após o sepultamento de Samuel ele desceu com seus homens o deserto de Parã e Nabal habitava em Maom e tinha ele muitas posses era um homem muito poderoso e tinha três mil ovelhas três mil cabras ,e estava tosquiando suas ovelhas no Carmelo,Davi ouvindo que ele estava no deserto tosquiando suas ovelhas, enviá-lhes dez jovens instruindo assim com uma saudação e paz seja sobre a sua casa pedindo-lhe ajuda com mantimentos para alimentar toda a sua tropa ,porém Nabal se recusa dizendo nem conhecer a Davi muito menos Jessé ele se recusa a dar pão,carne para desconhecidos,os jovens de Davi retorna dando-lhe a triste noticia.Davi se ira pois no ver 21 do cap 25 ele diz que em vão guardou tudo que Nabal tinha no deserto nada lhe faltou agora ele paga mal por bem.
Davi convida seus homens com suas espadas a destruírem toda a casa de Nabal juntamente com ele.
Um moço de Nabal ouvindo tudo que se passava recorreu a Abigail contando-lhe tudo que acontecera aí Abigail entra em cena com toda a peculiaridade possível de uma mulher sábia.
1° Ela sabendo que chegaria uma grande destruição em sua casa e sobre o seu marido no ver 18 diz que Abigail se apressou em usar uma estratégia preparou todo mantimento e enviou através de seus servos á Davi e ela os seguia e ao avistar Davi ela se lança aos seus pés intercedendo pelo seu esposo e por todos do seu povo essa mulher se humilha diante de Davi e dizendo-lhe:
Ah Senhor meu que seja minha essa transgressão ela tomou para si o mal que o seu esposo havia feito Davi quando se depara com essa situação ele se comove Abigail consegue amortecer o coração de Davi tomado de ira ela ainda pede quando o Senhor te der vitória lembra-te da tua serva.
Davi diz a Abigail Bendito é o Deus de Israel que te enviou ao meu encontroe bendito o teu conselho e bendita tu que através de Deus me impediu de realizar uma grande desgraça e matança.
Davi de bom grado recebe tudo que foi oferecido por Abigail e manda ela ir para casa em paz pois ele não iria mais matar Nabal.
Ao retornar para a sua casa Abigail se depara com uma triste cena de seu esposo Nabal realizara um banquete de rei em sua casa Nabal por sua vez estava muito feliz e embriagado ela vendo tudo isso não diz sequer uma palavra até amanhecer.
Ao amanhecer e saindo todo o vinho dele ela contou-lhe tudo que sucedeu ,Nabal ficou como uma pedra diante daquela mulher cheia de sabedoria de Deus.
Passados dez dias o Senhor fere a Nabal ele morre.Ao saber da morte de seu inimigo Davi envia-lhe seus servos a falarem para Abigail que irá tomá-la como esposa imediatamente ela se lança em terra e diz Eis aqui a tua serva servirei de criada e lavarei os pés dos criados de Davi.
Ela se levanta toma suas moças e vai ao encontro de Davi.
Abigail tinha tudo para ser uma mulher amarga ,rancorosa, triste, arrogante apesar de toda a riqueza e poder que seu marido tinha ela era uma mulher sábia entendida, humilde ,sabendo a hora de falar e de calar sabendo esperar o momento certo para agir e falar mesmo quando situações surgem tendo razões certas ela esperou a hora para agir intercedendo por Nabal mesmo ele não merecendo mas ela intercedeu por sua vida mesmo ele sendo mau ela agiu a seu favor tomando sobre si as suas transgressões ela me faz lembrar de JESUS tomando para si as transgressões do seu esposo e Deus vendo seus esforços e sua humildade Deus agi a seu favor.
Abigail nos dá grandes lições de como mudar uma história na simplicidade de seu dia a dia sempre pronta para ouvir e na hora certa falar com sabedoria e entendimento Deus mudou a sua realidade triste.
Artigo escrito por:
Solange dos Santos Coelho




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de acordo com o texto e sem palavras ofensivas, obrigado (www.conselheirocristao.com.br)

Compartilhe

Compartilhe