Construa a sua história

Olá amados, a paz de Cristo Jesus pra todos vocês, hoje quero falar de um assunto muito importante na vida, que é o fato de construir uma história.
Todo ser humano tem uma história pra contar, tem algo a testemunhar na vida, quando falamos da história de alguém ela pode estar recheada de muitas alegrias e tristezas.
Ninguém pode contar o final da História de alguém até que esta pessoa chegue ao fim da vida, pois ai a história se completa, pois teve um início um começo e um fim, quero dizer com isto que enquanto se está vivo significa que a história ainda não terminou, coias podem acontecer, o passado já foi, você só pode viver no presente e o seu futuro está intacto.
A história de qualquer pessoa está baseada nas decisões que a mesma toma na vida, quando por exemplo você namora, noiva e casa significa que você fará parte da história de vida de uma pessoa.
Quando você decide estudar, trabalhar fazer um curso, ingressar em uma faculdade, estas coisas farão parte da sua história, coisas que na verdade são comuns na história de muita gente, coisas baseadas nas decisões que cada inddivíduo toma na vida, decisões boas e ruins farão grande diferênça na história de qualquer pessoa.
Todos podem contar uma história, uma criança, um adolescente um jovem, um velho.
Existem coisas que acontecem na vida que você não planejou que acontecesse, não quis que acontecesse mas aconteceu, existe um texto bíblico que diz:
Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento. Eclesiastes 9:2.
O texto acima é bem claro, pois na vida muitas coisas acontecem, tanto boas como ruins, se passa na vida experiências doces e amargas.
Vou deixar um texto abaixo, para basear o assuto de hoje, um texto muito interessante leia com atenção.

Depois Jeosafá dormiu com seus pais, e foi sepultado junto a eles na cidade de Davi; e Jeorão, seu filho, reinou em seu lugar.

E teve irmãos, filhos de Jeosafá: Azarias, Jeiel, Zacarias, Asarias, Micael e Sefatias; todos estes foram filhos de Jeosafá, rei de Israel.

E seu pai lhes deu muitos presentes de prata, de ouro e de coisas preciosíssimas, juntamente com cidades fortificadas em Judá; porém, o reino, deu a Jeorão, porquanto era o primogênito.

E, subindo Jeorão ao reino de seu pai, e havendo-se fortificado, matou a todos os seus irmãos à espada, como também a alguns dos príncipes de Israel.

Da idade de trinta e dois anos era Jeorão, quando começou a reinar; e reinou oito anos em Jerusalém.

E andou no caminho dos reis de Israel, como fazia a casa de Acabe; porque tinha a filha de Acabe por mulher; e fazia o que era mau aos olhos do SENHOR.

Porém o SENHOR não quis destruir a casa de Davi, em atenção à aliança que tinha feito com Davi; e porque também tinha falado que lhe daria por todos os dias uma lâmpada, a ele e a seus filhos.

Nos seus dias se revoltaram os edomitas contra o mando de Judá, e constituíram para si um rei.

Por isso Jeorão passou adiante com os seus príncipes, e todos os carros com ele; levantou-se de noite, e feriu aos edomeus, que o tinham cercado, como também aos capitães dos carros.

Todavia os edomitas se revoltaram contra o mando de Judá até ao dia de hoje; então no mesmo tempo Libna se revoltou contra o seu mando; porque deixara ao SENHOR Deus de seus pais.

Ele também fez altos nos montes de Judá; e fez com que se corrompessem os moradores de Jerusalém, e até a Judá impeliu a isso.

Então lhe veio um escrito da parte de Elias, o profeta, que dizia: Assim diz o SENHOR Deus de Davi teu pai: Porquanto não andaste nos caminhos de Jeosafá, teu pai, e nos caminhos de Asa, rei de Judá,

Mas andaste no caminho dos reis de Israel, e fizeste prostituir a Judá e aos moradores de Jerusalém, segundo a prostituição da casa de Acabe, e também mataste a teus irmãos da casa de teu pai, melhores do que tu;

Eis que o SENHOR ferirá com um grande flagelo ao teu povo, aos teus filhos, às tuas mulheres e a todas as tuas fazendas.

Tu também terás grande enfermidade por causa de uma doença em tuas entranhas, até que elas saiam, de dia em dia, por causa do mal.

Despertou, pois, o SENHOR, contra Jeorão o espírito dos filisteus e dos árabes, que estavam do lado dos etíopes.

Estes subiram a Judá, e deram sobre ela, e levaram todos os bens que se achou na casa do rei, como também a seus filhos e a suas mulheres; de modo que não lhe deixaram filho algum, senão a Joacaz, o mais moço de seus filhos.

E depois de tudo isto o SENHOR o feriu nas suas entranhas com uma enfermidade incurável.

E sucedeu que, depois de muito tempo, ao fim de dois anos, saíram-lhe as entranhas por causa da doença; e morreu daquela grave enfermidade; e o seu povo não lhe queimou aroma como queimara a seus pais.

Era da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém; e foi sem deixar de si saudades; e sepultaram-no na cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis.
2 Crônicas 21:1-20


Acima você pode ver umas das histórias mais dramáticas na Bíblia Sagrada, e que ao mesmo tempo podemos extrair lições importantíssimas para nós que estamos construindo a nossa história.
Lemos que um homem chamado Jeorão, filho de Josafá começou a reinar em Judá, pois ele era o o filho mais velho ou seja o primogênito e tinha este direito, podemos perceber que Jeorão ao mesmo tempo que recebeu uma grande responsabilidade, recebeu também o privilégio de reinar, bastava agora ele aproveitar esta grande oportunidade e dar o melhor de si afim de constuir uma história benéfica durante o seu reinado, e com isto receber o reconhecimeto de Deus e do povo.
Aqui começa a primeira primeira lição, existe um momento na vida que Deus nos dá uma responsabilidade, e com isto também nos dá um privilégio, talvez pra isto ele use o pastor da Igreja, o seu patrão, alguém da sua família, em fim, o tempo e a oportunidade de reinar chega na nossa vida, e quando isto acontece é o momento de analizarmos a oportunidade, o privilégio que recebemos e dar o melhor de nós.
Mas o que aconteceu com Jeorão, geralmente o que é feito no começo de uma história pode impactar grandemente o que ocorrerá no futuro.
E como foi o começo da história de Jeorão? Péssima, infelizmente Jeorão começou mal, pois depois que foi fortificado no reino, diz a história bíblica que ele matou a todos os seus irmãos a espada, e matou algumas autoridades do povo, é exatamente isto o que acontece com muitas pessoas que recebem a oportunidade de liderar, o desejo de poder de Jeorão era tanto, que despresou até mesmo os laços de sangue que possuia, hoje talvez não se esta matando a espada como fez Jeorão, porém muita gente que recebe poder, seja na igreja no trabalho, ou qualquer outro lugar, começam a pisar os seus liderados, ao invés de usar a autoridade para o baem de todos, começa a ferir com palavras e atitudes, hoje existem muitos homens que receberam o privilégio de cuidar do rebanho de Deus, mais ao invés de dar vida a suas ovelhas está matando as mesmas, liderando com dureza e com maligno coração.
Talvez você conheça alguém no seu trabalho que depois que recebeu uma promoção, depoias que foi levantando a gerente em alguma área do trabalho, começou a "esmagar" os demais, infelizmente isto acontece até mesmo nas igrejas, é um fato que não podemos negar, assim como Jeorão começou mal, muitos de nós fazemos a mesma coisa, mas que venhamos desde já analizar e procurar começar da melhor forma possível, com o intuito de ver o bem de todos que estão sob nossa liderança, e ao invés de pisar os liderados, faze-los crescer, desenvolver o potencial, amadurecer, crescer etc, para que dessa fora ganhemos o respeito de tais pessoas.
Caro leitor o que você tem visto que muitas pessoas tem começado e começado mal, ao invés de aproveitar o privilégio que tem pra fazer as coisas certas, estão fazendo tudo errado? Certametne em algum lugar e em alguma área na vida de alguém você tem visto isto acontecer.
Outra coisa que vemos em Jeorão, é que ele preferiu seguir o mau exemplo, pois está escrito que ele andou nos caminhos dos reis de Israel, os quais foram péssimos exemplos em seus reinos.
Todos nós temos a escolha de seguir os exemplos que vemos na vida, me lembro de quando Paulo o Apóstolo disse para o Jovem timóteo que fosse exemplo dos fiéis, como se ve no texto abaixo:
Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. 1 Timóteo 4:12.
Tem muitas pessoas preferindo assim como fez Jeorão seguir o exemplo de pessoas que não tem nada de bom pra passar, e com isto ele acabou fazendo o que era mau aos olhos do Senhor.
E quais os exemplos que são seguidos hoje? Muitos jovens preferem seguir o exemplo do homem galinha e namorador do que seguir o exemplo de um homem descente, muitas jovens preferem seguir o exemplo de mulheres vulgares e adúlteras ao invés de seguir o exemplo de uma mulher de Deus, e por consequência disse acarratam-se diversos problemas.
Portanto caro leitor, seja você de que idade for, siga o exemplo dos fiés, e não o exemplo dos infiéis, para que dessa forma sejas bem sucedido logo de início, é melhor sofrer fazendo o bem do que fazendo o mal, quem sofre fazendo o bem, sofre com dignidade.
É melhor seguir o exemplo do sábio do que do tolo, é melhor seguir o exemplo do puro do que do impuro, é melhor seguir o exemplo do verdadeiro do que do mentiroso, é melhor seguir o exemplo do honesto do que do desonesto, é melhor seguir o exemplo do pacífico do que do iracundo, é melhor seguir o exemplo do santo do que do profano, é melhor seguir o exemplo dos fiéis do que dos infiéis, e melhor seguir o exemplo de Jesus do que do Diabo. é melhor seguir o exemplo do humilde do que do soberbo, é melhor seguir o exemplo do animado do que do desanimado, é melhor seguir o exemplo de quem ama do que de quem odeia, é melhor seguir o exemplo do bem do que do mal, é melhor seguir o exemplo das atitudes do que das palavras, é melhor seguir o exemplo de quem sonha do que de quem não sonha, é melhor seguir o exemplo do feliz do que do infeliz, é melhor seguir o exemplo do sincero do que do hipócrita, é melhor seguir o exemplo do melhor do que o do pior, é melhor seguir o exemplo do perseverante do que do desistente, é melhor seguir o exemplo do firme do que do inconstante.
Que exemplo você tem seguido?.
Uma outra coisa orrenda que vemos na vida de jeorão se encontra no texto abaixo veja:
Ele também fez altos nos montes de Judá; e fez com que se corrompessem os moradores de Jerusalém, e até a Judá impeliu a isso.
Veja que dramático o texto acima, o Rei se envolveu com a idolátria e fez com que outras pessoas se comrropecem, e diz que até a Judá impeliu(Incitar, estimular, induzir, instigar) a isso.
Já percebeu aquelas pessoas que além de errarem ainda incentivam, ou incitam outras a fazerem a mesma coisa? Foi exatamente o que ocorreu com Jeorão, que além de pecar contra Deus, ainda incitou outras pessoas a fazerem a mesma coisa.
A pessoa que incita outro ao erro está sendo maligno, e se a pessoa que se deixou seduzir ou influenciar vai ter que lher dar com os problemas causados pelo erro.
Caro leitor não seja um "Maria vai com as outras", se alguém quiser desagradar a Deus com a vida inútil, fazendo todo tipo de sujeira, vivendo de forma indigna e devassa, isto é problema desta pessoa, isso não quer dizer que você tem que fazer a mesma coisa que ela faz, tem muita gente que vive uma vida podre é quer que você faça a mesma coisa, não caia nessa furada.
Quando um líder age de forma tão indigna como Jeorão, muitos que estão debaixo de sua liderança acabarão por se revoltar, o povo quando está atento as coisas de Deus sabe dircenir o que é certo e errado, e diz a palavra que a cidade de Libna se revoltou contra o mando do Rei Jeorão e por que? Eis o motivo:
Libna se revoltou contra o seu mando; porque deixara ao SENHOR Deus de seus pais2 Crônicas 21:10b. Libna éra uma cidade de Sacerdotes, ou seja homens de Deus que não puderam tolerar a mais infame de todas as atitudes que um ser humano pode tomar, "deixar a Deus", quando um lider que tem autoridade sobre outras pessoas e esas mesmas pessoas tem conhecimento de Deus, certamente as mesmas não ficarão debaixo de uma liderança que se voltou contras os princípios de Deus.
Sabemos que pra toda atitude seja ele benéfica ou maléfica existe uma consequência, e não podemos ignorar ou bom seria que ninguém ignorasse, o fato de que existe o Deus que habita nas alturas e vê tudo o que se passa na terra dos homens, atente para isto que está escrito:
E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
Hebreus 4:13
, ou seja Deus vê todas as coisas e nada do que o homem faz nesta terra passa desapercebido diante de seus olhos, por consequência existe puniçôes que Deus executa, e existem coisas que Deus simplesmente deixa o homem colher o que plantou.
Nestte caso Deus se encarregou de punir Jeorâo pelas suas atitudes infames, injustas e vergonhosas confira o texto abaixo:
Então lhe veio um escrito da parte de Elias, o profeta, que dizia: Assim diz o SENHOR Deus de Davi teu pai: Porquanto não andaste nos caminhos de Jeosafá, teu pai, e nos caminhos de Asa, rei de Judá,

Mas andaste no caminho dos reis de Israel, e fizeste prostituir a Judá e aos moradores de Jerusalém, segundo a prostituição da casa de Acabe, e também mataste a teus irmãos da casa de teu pai, melhores do que tu;

Eis que o SENHOR ferirá com um grande flagelo ao teu povo, aos teus filhos, às tuas mulheres e a todas as tuas fazendas.

Tu também terás grande enfermidade por causa de uma doença em tuas entranhas, até que elas saiam, de dia em dia, por causa do mal.
2 Crônicas 21:12-15
.

Deus agora usa o profeta Elias para escrever uma carta para Jeorão com uma mensagem de julgamento e de punição, veja de que consistia tais puniçês:
  1. Tormento ou sofrimento na vida do povo, filhos, mulheres e problemas nas fazendas.
  2. Grande enfermidade devido a uma doença nas estranhas, ou seja na região abdominal.
Então como tudo o que Deus fala se cumpre, aconteceu justamento o que o Mesmo havia falado, e sua Palavra se cumpriu quando o Mesmo Deus despertou os fllisteus e os árabes para combaterem contra Jeorão e levaram tudo o que ele tinha, deixando somente o filho mais moço, e como Deus não deixa nenhuma de suas Palavras caírem por terra, Ele feriu a Jeorão com uma efermidade incurável, o qual fez com que ele sofresse por dois anos, tempo no qual depois veio a falecer devido a grande enfermidade. Bem pra terminar podemos ver que o final de Jeorão foi crítico veja: E sucedeu que, depois de muito tempo, ao fim de dois anos, saíram-lhe as entranhas por causa da doença; e morreu daquela grave enfermidade; e o seu povo não lhe queimou aroma como queimara a seus pais. Era da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém; e foi sem deixar de si saudades; e sepultaram-no na cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis. 2 Crônicas 21:19-20, duas péssias coisas aconteceram no final da história deste rei tolo, as pessoas não lhe deram uma morte digna segundo a tradição e morreu sem deixar de si saudades. Jeorão construi uma história cheia de injustiças, pecado deliberado, opressão, que no final de sua história foi desonrado e esquecido. Caro leitor, tome cuidado com sua vida, viva da melhor forma que puder viver, o segredo é viver com a vida centrada em Deus, com o objetivo de agrada-LO e ama-LO de todo o coração, você pode ter muitos defeitos, sim todos nos temos muitos, mas isto não impede que você faça o bem e viva uma vida cheia do Amor e da Presença de Deus. A sua vida pode ser motivo de honra ou de desonra diante dos homens e diante de Deus, você pode sim ser um exemplo de vida, onde as pessoas vão olhar para você e te-lo como um refencial, isto vai depender muito de como tem sido o seu modo de viver. DECIDA CONSTRUIR UMA HISTÓRIA DE VITÓRIA EM NOME DE JESUS. Que Deus te abençoe poderosamente em nome de Jesus.

Conselhos

  1. Faça o bem para as pessoas sempre que puder
  2. Não humilhe nem pise nas pessoas quando tiver a oportunidade de liderar
  3. Procure gerar vida e não morte nas pessoas a sua volta
  4. Honre as pessoas que fazem parte de sua vida
  5. Não incite outras pessoas a cometerem os mesmos erros que os seus
  6. Jamais permita que o seu coraçao se afaste de Deus
  7. Tenha carinho e respeito pelas pessoas

Que Deus em Cristo vos abençoe, seja sempre muito bem vindo ao site Conselheiro Cristão, até a próxima, paz de Cristo pra todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de acordo com o texto e sem palavras ofensivas, obrigado (www.conselheirocristao.com.br)

Compartilhe

Compartilhe